sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Goiás Criativo


Goiás Criativo

Um novo projeto iniciou hoje (14) em Goiânia e promete movimentar o Estado de Goiás. Este é o Goiás Criativo, um projeto que tem em sua base a união da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás - SECULT, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Ministério da Cultura

O projeto pode ser compreendido como uma incubadora e/ou aceleradora de empresas, com o foco central de informar, desenvolver e fortalecer a cultura de Economia Criativa no Estado de Goiás que em potencial é gigantesco porém ainda há muito a ser conseguido e conquistado. Vamos falar um pouquinho sobre economia criativa?


O que é Economia Criativa?

O conceito de economia criativa deriva do termo "indústrias criativas" que por sua vez apareceu em um discurso intitulado Creative Nation (Nação Criativa), proferido pelo primeiro-ministro da Austrália Paul Keating, em 1994. A fala defendia a importância de aproveitar as oportunidades geradas pela globalização e pelas mídias digitais como forma de informar e enriquecer a criatividade das pessoas e sua contribuição para o desenvolvimento do país. 

A ideia ganhou força em 1997, na Inglaterra, quando, para fazer frente à crescente competição econômica global, o governo do então primeiro ministro Tony Blair criou uma força tarefa multissetorial, encarregada de analisar as tendências de mercado e as vantagens competitivas nacionais. Destaque para a parceria público-privada e para a articulação entre os diferentes setores e pastas públicas nas áreas da cultura, desenvolvimento, turismo educação e relações exteriores, entre outras. Como fruto desse trabalho foram identificados 13 setores de maior potencial para a economia britânica - um modelo que acabou replicado em diversos países. A esse conjunto de setores, cujo fio condutor era a possibilidade de geração de direitos de propriedade intelectual, deu-se o nome de "indústrias criativas" (sendo que indústria, em economia refere-se a um setor econômico, como indústria financeira, indústria do entretenimento, indústria do turismo).

Economia criativa, segundo o autor inglês John Howkins no livro The Creative Economy, publicado em 2001, trata-se de atividades na quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. Para John os setores sustentáveis da Economia Criativa se totalizam em 15, sendo eles:

- Gastronomia
- Arquitetura
- Publicidade
- Design
- Artes, antiguidades
- Artesanato
- Moda
- Cinema e vídeo
- Televisão
- Editoração e publicações
- Artes Cênicas (Performing Arts)
- Rádio 
- Softwares de lazer
- Música
- Fotografia

Próximos passos... 

A equipe de trabalho está composta de 13 consultores e instrutores sob a direção do Gestor Décio Coutinho - Superintendente Executivo da SECULT, tendo os profissionais formações e experiências diversificadas, passeando por gastronomia, moda, cultura, finanças, administração, políticas públicas..., entre outras. Eu, Leandro Pires, por meio da LP Consultoria, tive o prazer de ser aprovado no processo de seleção e escolha destes consultores. Já estamos desde o dia 14 participando de encontros e reuniões com a equipe, parceiros e pensadores do projeto, e ainda instituições de abrangência estadual e nacional afim de alinharmos informações e percebermos as necessidades do público alvo participantes dos setores da economia criativa em Goiás, e então desenvolvermos a construção do projeto e o plano de ações. 

A inauguração oficial do espaço, que também estará de portas abertas full time para receber e atender o público interessado, será no dia 26 próximo, às 10h no 1º andar do Ed. Parthenon Center, localizado na Rua 4, no setor central de Goiânia, onde também será a sede oficial do Goiás Criativo.

Legal né? Fiquem atentos... e logo mais teremos ótimas e novas notícias.

#creative #econonomy #economiacriativa #secult #sebrae #minc #sec #goiascriativo

2 comentários:

  1. Isso é ótimo. Nosso estado tem muito coisa boa, quando se pensa em cultura e consequentemente economia, e um programa como este dá uma visibilidade ainda maior não só para Goiás, como também para todos os profissionais envolvidos.


    www.larydilua.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Laryssa... pois é... concordo totalmente com você. Estamos à todo vapor nos reunindo para começarmos um bom trabalho. Certamente precisaremos de todos para contribuir conosco e participarem das ações propostas. Obrigado por compartilhar.. a propósito entrei no seu blog/site e achei super gostoso. Vou "curiar" um pouco mais depois. Rss... Abs.

    ResponderExcluir